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quarta-feira, 4 de maio de 2011

SER ESPECIAL E REALMENTE UMA DADIVA


O termo Paralisia Cerebral é considerado por muitos autores inadequado, pois da um significado de total ausência de atividades físicas e mentais, o que na verdade não ocorre; nas literaturas especializadas encontra-se uma gama enorme de definições que conceituam a Paralisia Cerebral, como:
A Paralisia Cerebral consiste em um grupo heterogêneo de condições patológicas não progressivas do movimento e da postura, que se manifestam no início da vida, atribuídas ás várias etiologias, conhecidas e desconhecidas envolvendo o cérebro imaturo
A Paralisia Cerebral significa o resultado de um dano cerebral, que leva á inabilidade, dificuldade ou o descontrole de músculos e de certos movimentos do corpo. 
ETIOLOGIA
Para muitos autores a Paralisia Cerebral se acha relacionada com a anormalidade pré, peri e pós-natal.
Vários fatores podem causar as lesões no encéfalo durante o período pré-natal, entre eles pode-se destacar:


Agente Metabólico: Ex: Diabete Materna.
Agente Infeccioso: Ex: Rubéola Materna.
Agente Mecânico: Ex: Irradiação.
Quanto ás causas peri-natais vários problemas podem ocorrer durante o nascimento que podem ser Agente de Lesões encefálicas, sendo este o problema mais comum na etiologia da Paralisia Cerebral, segundo os autores pesquisados.
Dentre os fatores Pós-natais estão as doenças infecciosas tais como meningites e encefalites, distúrbios vasculares, traumas e tumores cerebrais.
CARACTERÍSTICAS
São definidas de acordo com as classificações que definem os tipos de Paralisia Cerebral.
Para essa classificação leva-se em conta o tipo de envolvimento neuro-muscular, os membros atingidos por este comprometimento e o grau de comprometimento motor.
De acordo com estes tipos de envolvimento neuro-muscular os autores citam categorias como: espasticidade, atetose, atáxia, tremor, rigidez, hipotonia entre outros.
Destes os três primeiros são os mais encontrados na prática.
Característica de criança espástica: Apresenta um tônus que é predominantemente alto. A movimentação é restrita em amplitude e é feita com grande esforço.
Característica criança atetóide: Apresenta sempre um tônus muscular instável eflutuante. Aparecem movimentos involuntários e incoordenados que dificulta a atividade voluntária. São características as trocas bruscas de tônus muscular, passando de um tônus diminuído ou normal á hipertonia ou vice-versa.
Característica criança atáxica: Caracteriza-se por transtornos de equilíbrio, hipotonia muscular e falta de coordenação em atividades musculares voluntárias.
De acordo com os membros atingidos pelo comprometimento neuro-muscular podemos ter:
Grupo das displegias: Onde as crianças apresentam um comprometimento maior das extremidades inferiores.
Grupo das quadriplegias: Apresentam um comprometimento do corpo todo.
Grupo das hemiplegias: Apresentam um dimídio (lado) do corpo comprometido.
Já de acordo com o grau de incapacidade podemos ter: leve, moderado e severo.
TRATAMENTO
O diagnóstico de Paralisia Cerebral pressupõe um amplo e cuidadoso diagnóstico diferencial. Esse diagnóstico deve ser realizado, sempre, por uma equipe multidisciplinar (TO, Psicólogo, Fisioterapeuta, Neurologista, Ortopedista entre outros) e o mais precoce possível. E a comunicação entre os membros dessa equipe é crucial para uma boa evolução do caso.
A dinâmica do trabalho da Terapia Ocupacional se dá através de anamnese junto à família.
A avaliação da criança com Paralisia Cerebral em Terapia Ocupacional envolve os aspectos: cognitivo, emocional, comunicação, coordenação motora global e fina, habilidades manuais (preensão, atividades bimanuais, dominância manual, força muscular, uso funcional dos membros superiores), integração perceptivo-sensorial (percepção tátil, controle visual, percepção auditiva), habilidades sociais, grau de independência nas Atividades de Vida Diária (alimentação, higiene, vestuário). O ponto de partida da avaliação é a atividade da criança em relação ao ambiente.
Na Paralisia Cerebral, a ênfase é dada às reações posturais, habilidades motoras e organização da criança diante das atividades e situações.
O plano de tratamento é baseado na avaliação inicial, nas necessidades individuais. Na Paralisia Cerebral, existem particularidades de tratamento (princípios norteadores) de acordo com os tipos de paralisia cerebral: espástica (quadriplegia, diplegia, hemiplegia), atetóide, atáxica. Mas, em geral, a Terapia Ocupacional atua no sentido de aumentar o grau de funcionalidade global, conduzindo a criança para novas aprendizagens, dentro dos objetivos traçados na avaliação.
De acordo com o método Bobath, o brincar é o trabalho da criança, e é onde a criança pratica habilidades e ensaia papéis. Conforme o brincar se desenvolve, torna-se organizador das habilidades. O sucesso da criança reforça a repetição e providencia as bases para a aprendizagem e o desenvolvimento. O brincar leva ao domínio de muitas habilidades necessárias para o crescimento e a vida adulta.
Desta forma, as brincadeiras são integradas aos objetivos do tratamento em Terapia Ocupacional, e serão propostas atividades para encorajar a criança a desenvolver novas habilidades.
Alguns princípios gerais de tratamento na Paralisia Cerebral podem ser delineados, como:
- Preparação para a função: alongamento da musculatura encurtada, motivado sempre por uma tarefa, mobilidade a partir dos pontos chaves facilitando posturas adequadas, alinhamento corporal, regulação do tônus, controle motor e facilitação do desenvolvimento normal.
- Estruturação do ambiente, permitindo sua exploração pela criança.
- Desenvolvimento de hábitos independentes para brincar ou trabalhar, preparando a criança para a escola, vida social. As AVDs representam um papel fundamental no trabalho da Terapia Ocupacional.
Neste trabalho é importante levar em consideração os recursos disponíveis da casa e as necessidades da criança e da família, para a confecção de adaptações. São observados pontos como: o tipo de habitação, como a criança pode se locomover no seu espaço, como dorme, onde brinca, como é o banheiro, onde estão suas roupas, onde toma suas refeições, quem brinca com a criança em casa e onde brinca, se vai ao quintal, aos vizinhos, ao supermercado, etc.
Finalmente, o trabalho da Terapia Ocupacional estende-se também à orientação escolar, pois a criança com paralisia cerebral necessitará de adaptações, assim como a escola poderá ter que fazer algumas modificações na sala de aula, banheiros, pátio.
Atualmente, com a inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares, torna-se importante capacitar a escola para receber estas crianças. O terapeuta ocupacional pode orientar a equipe escolar em relação às adaptações necessárias a cada caso, por exemplo: cadeira com braços, apoio para os pés, barras na lousa e nos banheiros, engrossadores de lápis, tapetes antiderrapantes na cadeira, fixação do papel ou caderno na mesa ou carteira.
Além das possibilidades de adaptação do mobiliário e do ambiente, é fundamental também a orientação quanto ao posicionamento correto ao sentar, ao ser colocada em pé, apoio dos membros superiores, a facilitação de posturas que inibam reações associadas que podem prejudicar a realização das atividades propostas


Quanto mais cedo você começar a sua criança sobre o tratamento adequado e actividades de Paralisia Cerebral, a melhor chance que ele ou ela terá de levar uma vida razoavelmente normal e independente. 
Entendimento Paralisia Cerebral: 
Paralisia cerebral é geralmente descrito como "paralisia cerebral" ou "transtorno não-neurológica progressiva. Na paralisia cerebral, a área do cérebro motor está danificado ou não se desenvolve adequadamente. O dano pode ser por causa de lesão, trauma ou alguma doença, que podem ocorrer antes que um bebê nasce, durante o parto ou após o nascimento. Ou o fracasso do desenvolvimento cerebral pode ter causas genéticas. Não existe nenhum acordo definitivo sobre o que exatamente as causas da paralisia cerebral. {É, contudo,} não é um distúrbio hereditário não é transmissível, eo termo "não-progressivas" significa que os danos ao cérebro - enquanto irrevogável - não se torna pior com o tempo, o efeito no corpo causado por o dano ao cérebro pode se tornar pior, ou, por outro lado, pode melhorar.
Crianças com Paralisia Cerebral pode ter os seguintes problemas - a partir de sintomas graves para os sintomas de paralisia cerebral leve : 
* Stiff ou folga do tônus ​​muscular, provenientes da falta de controle sobre os movimentos do corpo 
* Convulsões musculares, convulsões e movimentos involuntários 
* Dificuldade em caminhar e correr 
* Dificuldade em segurar objetos 
* Dificuldades em escrever 
* Problemas com a percepção ea sensação 
* Excesso de salivação e dificuldade em engolir 
* Dificuldade na alimentação
muitas vezes, enquanto a área do cérebro motor está danificado, as áreas que controlam o pensamento e habilidades de aprendizagem não ser eventualmente afectados, e uma criança com Paralisia Cerebral pode ainda ser de inteligência média ou alta. Você pode conferir algumas fotos de bebê paralisia cerebral .
O diagnóstico precoce de paralisia cerebral é crucial, pois quanto mais cedo você começar a sua criança sobre o tratamento adequado, as probabilidades de melhor ele vai ter para levar uma vida normal e independente moderadamente.
A importância da fisioterapia regular, exercícios, jogos e actividades no exterior, no caso de jovens com Paralisia Cerebral não pode ser suficiente sublinhado. Exceto por uma nítida melhoria na talentos físico, o fator diversão também podem causar benefícios mentais e alívio do estresse. Apenas certifique-se de escolher as actividades que o jovem gosta.
Actividades para uma criança com Paralisia Cerebral:
* Coloque seu filho no chão e deixá-la explorar o ambiente ao seu próprio ritmo. Se você criança tende a ficar deitado em um lugar, assegure-se ajudá-lo /posições dela mudar freqüentemente. 
* Leve seu filho para fora de parques, jardins zoológicos, parques, mercados e assim por diante para ajudar com o desenvolvimento do sistema sensorial. 
* Jogue jogos que inspiram o rastreamento. Peso-rolamento de um lado ou ambas as mãos e nos pés é rentável para o desenvolvimento um bom tônus ​​muscular. 
* Coloque brinquedos a uma certa distância para que a criança tem de chegar a escolhê-los ou rastrear mais de trazê-los. Certifique-se os brinquedos são estimulantes na cor, forma, textura e aroma, bem como simples de jogar. 
* Incentivar seu filho a arrumar os brinquedos por si próprio, mesmo que ocupa muito tempo. 
* Matricule seu filho em aulas de ginástica ou de outros programas de exercícios físicos que também lidam com jovens com necessidades especiais. 
* Leve seu filho em passeios de bicicleta ou de ajudá-lo /montá-la em sua /seu próprio triciclo. 
* Leve seu natação jovem. A natação é glorioso para skyrocketing ou redução do tônus ​​muscular e também ajuda a melhorar as habilidades de respiração. 
* Incentivar seu filho a fazer amizades com outras crianças e, se possível, certifique-se que ele /ela está incluída no seu jogo. 
* Jogue jogos com bolas para desenvolver uma boa coordenação motora e talentos. 
* Coloque um bem ancoradas, forte prancha a uma altura pequena do chão e fazer um jogo de caminhar de um extremo a outro sem cair. Isso pode ajudar a melhorar o equilíbrio. 
* Encorajar seu jovem a desenhar ea pintar. Isto quer incutir um sentimento de realização criativa e melhorar a facilidade de segurar objetos. 
* Dê ao seu filho para rolo de barro ou mofo. Este é um bom exercício para as mãos. 
* Dê suas fotos de jovem para ter um olhar e pedir-lhe para identificar os diferentes objetos neles. 
* Fazer um jogo de sinais de uso, placas de imagem e assim por diante como dispositivos de comunicação, especialmente se a criança tem problemas de fala. Isto poderia promover uma melhor comunicação e do poder de indicar claramente os seus gostos e desgostos reais. 
* Dê a sua abundância jovem de oportunidades para rir e se sentir bem consigo mesma

"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos



Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz."

"Os homens temem a morte, como as crianças temem a escuridão."


"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança."


"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver."


"Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la."


"Nada assombra quando tudo assombra: é a idade das crianças."

SER ESPECIAL E MUITO ESPECIAL E DE DEUS DEVEMOS AMAR AMAR E APRENDER COM ELAS PORQUE
PORQUE ELAS TEM MUITO MAIS QUE ENSINAR DO QUE A APRENDER
BEIJOS E ATE A PROXIMA.......

2 comentários:

  1. amei essa materia muito especial mesmo
    que as pessoas possam valorizar cada
    vez mais a vida porque as crianças especiais
    sao tao felizes tao verdadeiras...bjs ficou show

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  2. OBRIGADO VOCE POR FASER PARTE DO MEU BOLGGER POR ESTAR SEMPRE AKI... BEIJOSS E DA UM BEIJO NA SUA FILHOTA POR MIM QUE DEUS AS ABENÇOE MUITO

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