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sábado, 7 de maio de 2011

O dia das mães é a data em que comemoramos a pessoa que nos deu a vida, pode parecer fácil homenagear a nossa mãe, mas em muitos casos acaba sendo um trabalho ardo, pois não sabemos como agrada-la.
De um presente que combine com a sua mãe e faça uma coisa mais especial, tente dar para ela um poema, pode parecer simples, mas se for bem feito ele pode emocionar bastante as mães.
Se você não sabe nada de poema e quer dar um para a sua mãe procure em sites de poemas, poemas para as mães são fáceis de achar e existem um mais lindoque o outro, escolha um que você ache que irá emocionar sua mãe, passe-o para um cartão bem bonito e de junto com o presente.
“Um dia especial, dedicado a alguém sensacional, nossa amiga mais íntima, nosso primeiro contato com o mundo.
A você, Mamãe, um mais do que especial agradecimento, pelo inigualável significado de sua presença em nossas vidas.
Que Deus derrame sobre você as Divinas Bênçãos, não apenas neste dia, mas em todos os momentos de sua existência!
Feliz Dia das Mães!”
“Mãe
Mãe…São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!”

Para Sempre Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade
um beijaô pra todas as maês 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAÊ

- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos; 
- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado; 
- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes; 
- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...; 
- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...; 
- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício... 
A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça! 
 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SER ESPECIAL E REALMENTE UMA DADIVA


O termo Paralisia Cerebral é considerado por muitos autores inadequado, pois da um significado de total ausência de atividades físicas e mentais, o que na verdade não ocorre; nas literaturas especializadas encontra-se uma gama enorme de definições que conceituam a Paralisia Cerebral, como:
A Paralisia Cerebral consiste em um grupo heterogêneo de condições patológicas não progressivas do movimento e da postura, que se manifestam no início da vida, atribuídas ás várias etiologias, conhecidas e desconhecidas envolvendo o cérebro imaturo
A Paralisia Cerebral significa o resultado de um dano cerebral, que leva á inabilidade, dificuldade ou o descontrole de músculos e de certos movimentos do corpo. 
ETIOLOGIA
Para muitos autores a Paralisia Cerebral se acha relacionada com a anormalidade pré, peri e pós-natal.
Vários fatores podem causar as lesões no encéfalo durante o período pré-natal, entre eles pode-se destacar:


Agente Metabólico: Ex: Diabete Materna.
Agente Infeccioso: Ex: Rubéola Materna.
Agente Mecânico: Ex: Irradiação.
Quanto ás causas peri-natais vários problemas podem ocorrer durante o nascimento que podem ser Agente de Lesões encefálicas, sendo este o problema mais comum na etiologia da Paralisia Cerebral, segundo os autores pesquisados.
Dentre os fatores Pós-natais estão as doenças infecciosas tais como meningites e encefalites, distúrbios vasculares, traumas e tumores cerebrais.
CARACTERÍSTICAS
São definidas de acordo com as classificações que definem os tipos de Paralisia Cerebral.
Para essa classificação leva-se em conta o tipo de envolvimento neuro-muscular, os membros atingidos por este comprometimento e o grau de comprometimento motor.
De acordo com estes tipos de envolvimento neuro-muscular os autores citam categorias como: espasticidade, atetose, atáxia, tremor, rigidez, hipotonia entre outros.
Destes os três primeiros são os mais encontrados na prática.
Característica de criança espástica: Apresenta um tônus que é predominantemente alto. A movimentação é restrita em amplitude e é feita com grande esforço.
Característica criança atetóide: Apresenta sempre um tônus muscular instável eflutuante. Aparecem movimentos involuntários e incoordenados que dificulta a atividade voluntária. São características as trocas bruscas de tônus muscular, passando de um tônus diminuído ou normal á hipertonia ou vice-versa.
Característica criança atáxica: Caracteriza-se por transtornos de equilíbrio, hipotonia muscular e falta de coordenação em atividades musculares voluntárias.
De acordo com os membros atingidos pelo comprometimento neuro-muscular podemos ter:
Grupo das displegias: Onde as crianças apresentam um comprometimento maior das extremidades inferiores.
Grupo das quadriplegias: Apresentam um comprometimento do corpo todo.
Grupo das hemiplegias: Apresentam um dimídio (lado) do corpo comprometido.
Já de acordo com o grau de incapacidade podemos ter: leve, moderado e severo.
TRATAMENTO
O diagnóstico de Paralisia Cerebral pressupõe um amplo e cuidadoso diagnóstico diferencial. Esse diagnóstico deve ser realizado, sempre, por uma equipe multidisciplinar (TO, Psicólogo, Fisioterapeuta, Neurologista, Ortopedista entre outros) e o mais precoce possível. E a comunicação entre os membros dessa equipe é crucial para uma boa evolução do caso.
A dinâmica do trabalho da Terapia Ocupacional se dá através de anamnese junto à família.
A avaliação da criança com Paralisia Cerebral em Terapia Ocupacional envolve os aspectos: cognitivo, emocional, comunicação, coordenação motora global e fina, habilidades manuais (preensão, atividades bimanuais, dominância manual, força muscular, uso funcional dos membros superiores), integração perceptivo-sensorial (percepção tátil, controle visual, percepção auditiva), habilidades sociais, grau de independência nas Atividades de Vida Diária (alimentação, higiene, vestuário). O ponto de partida da avaliação é a atividade da criança em relação ao ambiente.
Na Paralisia Cerebral, a ênfase é dada às reações posturais, habilidades motoras e organização da criança diante das atividades e situações.
O plano de tratamento é baseado na avaliação inicial, nas necessidades individuais. Na Paralisia Cerebral, existem particularidades de tratamento (princípios norteadores) de acordo com os tipos de paralisia cerebral: espástica (quadriplegia, diplegia, hemiplegia), atetóide, atáxica. Mas, em geral, a Terapia Ocupacional atua no sentido de aumentar o grau de funcionalidade global, conduzindo a criança para novas aprendizagens, dentro dos objetivos traçados na avaliação.
De acordo com o método Bobath, o brincar é o trabalho da criança, e é onde a criança pratica habilidades e ensaia papéis. Conforme o brincar se desenvolve, torna-se organizador das habilidades. O sucesso da criança reforça a repetição e providencia as bases para a aprendizagem e o desenvolvimento. O brincar leva ao domínio de muitas habilidades necessárias para o crescimento e a vida adulta.
Desta forma, as brincadeiras são integradas aos objetivos do tratamento em Terapia Ocupacional, e serão propostas atividades para encorajar a criança a desenvolver novas habilidades.
Alguns princípios gerais de tratamento na Paralisia Cerebral podem ser delineados, como:
- Preparação para a função: alongamento da musculatura encurtada, motivado sempre por uma tarefa, mobilidade a partir dos pontos chaves facilitando posturas adequadas, alinhamento corporal, regulação do tônus, controle motor e facilitação do desenvolvimento normal.
- Estruturação do ambiente, permitindo sua exploração pela criança.
- Desenvolvimento de hábitos independentes para brincar ou trabalhar, preparando a criança para a escola, vida social. As AVDs representam um papel fundamental no trabalho da Terapia Ocupacional.
Neste trabalho é importante levar em consideração os recursos disponíveis da casa e as necessidades da criança e da família, para a confecção de adaptações. São observados pontos como: o tipo de habitação, como a criança pode se locomover no seu espaço, como dorme, onde brinca, como é o banheiro, onde estão suas roupas, onde toma suas refeições, quem brinca com a criança em casa e onde brinca, se vai ao quintal, aos vizinhos, ao supermercado, etc.
Finalmente, o trabalho da Terapia Ocupacional estende-se também à orientação escolar, pois a criança com paralisia cerebral necessitará de adaptações, assim como a escola poderá ter que fazer algumas modificações na sala de aula, banheiros, pátio.
Atualmente, com a inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares, torna-se importante capacitar a escola para receber estas crianças. O terapeuta ocupacional pode orientar a equipe escolar em relação às adaptações necessárias a cada caso, por exemplo: cadeira com braços, apoio para os pés, barras na lousa e nos banheiros, engrossadores de lápis, tapetes antiderrapantes na cadeira, fixação do papel ou caderno na mesa ou carteira.
Além das possibilidades de adaptação do mobiliário e do ambiente, é fundamental também a orientação quanto ao posicionamento correto ao sentar, ao ser colocada em pé, apoio dos membros superiores, a facilitação de posturas que inibam reações associadas que podem prejudicar a realização das atividades propostas


Quanto mais cedo você começar a sua criança sobre o tratamento adequado e actividades de Paralisia Cerebral, a melhor chance que ele ou ela terá de levar uma vida razoavelmente normal e independente. 
Entendimento Paralisia Cerebral: 
Paralisia cerebral é geralmente descrito como "paralisia cerebral" ou "transtorno não-neurológica progressiva. Na paralisia cerebral, a área do cérebro motor está danificado ou não se desenvolve adequadamente. O dano pode ser por causa de lesão, trauma ou alguma doença, que podem ocorrer antes que um bebê nasce, durante o parto ou após o nascimento. Ou o fracasso do desenvolvimento cerebral pode ter causas genéticas. Não existe nenhum acordo definitivo sobre o que exatamente as causas da paralisia cerebral. {É, contudo,} não é um distúrbio hereditário não é transmissível, eo termo "não-progressivas" significa que os danos ao cérebro - enquanto irrevogável - não se torna pior com o tempo, o efeito no corpo causado por o dano ao cérebro pode se tornar pior, ou, por outro lado, pode melhorar.
Crianças com Paralisia Cerebral pode ter os seguintes problemas - a partir de sintomas graves para os sintomas de paralisia cerebral leve : 
* Stiff ou folga do tônus ​​muscular, provenientes da falta de controle sobre os movimentos do corpo 
* Convulsões musculares, convulsões e movimentos involuntários 
* Dificuldade em caminhar e correr 
* Dificuldade em segurar objetos 
* Dificuldades em escrever 
* Problemas com a percepção ea sensação 
* Excesso de salivação e dificuldade em engolir 
* Dificuldade na alimentação
muitas vezes, enquanto a área do cérebro motor está danificado, as áreas que controlam o pensamento e habilidades de aprendizagem não ser eventualmente afectados, e uma criança com Paralisia Cerebral pode ainda ser de inteligência média ou alta. Você pode conferir algumas fotos de bebê paralisia cerebral .
O diagnóstico precoce de paralisia cerebral é crucial, pois quanto mais cedo você começar a sua criança sobre o tratamento adequado, as probabilidades de melhor ele vai ter para levar uma vida normal e independente moderadamente.
A importância da fisioterapia regular, exercícios, jogos e actividades no exterior, no caso de jovens com Paralisia Cerebral não pode ser suficiente sublinhado. Exceto por uma nítida melhoria na talentos físico, o fator diversão também podem causar benefícios mentais e alívio do estresse. Apenas certifique-se de escolher as actividades que o jovem gosta.
Actividades para uma criança com Paralisia Cerebral:
* Coloque seu filho no chão e deixá-la explorar o ambiente ao seu próprio ritmo. Se você criança tende a ficar deitado em um lugar, assegure-se ajudá-lo /posições dela mudar freqüentemente. 
* Leve seu filho para fora de parques, jardins zoológicos, parques, mercados e assim por diante para ajudar com o desenvolvimento do sistema sensorial. 
* Jogue jogos que inspiram o rastreamento. Peso-rolamento de um lado ou ambas as mãos e nos pés é rentável para o desenvolvimento um bom tônus ​​muscular. 
* Coloque brinquedos a uma certa distância para que a criança tem de chegar a escolhê-los ou rastrear mais de trazê-los. Certifique-se os brinquedos são estimulantes na cor, forma, textura e aroma, bem como simples de jogar. 
* Incentivar seu filho a arrumar os brinquedos por si próprio, mesmo que ocupa muito tempo. 
* Matricule seu filho em aulas de ginástica ou de outros programas de exercícios físicos que também lidam com jovens com necessidades especiais. 
* Leve seu filho em passeios de bicicleta ou de ajudá-lo /montá-la em sua /seu próprio triciclo. 
* Leve seu natação jovem. A natação é glorioso para skyrocketing ou redução do tônus ​​muscular e também ajuda a melhorar as habilidades de respiração. 
* Incentivar seu filho a fazer amizades com outras crianças e, se possível, certifique-se que ele /ela está incluída no seu jogo. 
* Jogue jogos com bolas para desenvolver uma boa coordenação motora e talentos. 
* Coloque um bem ancoradas, forte prancha a uma altura pequena do chão e fazer um jogo de caminhar de um extremo a outro sem cair. Isso pode ajudar a melhorar o equilíbrio. 
* Encorajar seu jovem a desenhar ea pintar. Isto quer incutir um sentimento de realização criativa e melhorar a facilidade de segurar objetos. 
* Dê ao seu filho para rolo de barro ou mofo. Este é um bom exercício para as mãos. 
* Dê suas fotos de jovem para ter um olhar e pedir-lhe para identificar os diferentes objetos neles. 
* Fazer um jogo de sinais de uso, placas de imagem e assim por diante como dispositivos de comunicação, especialmente se a criança tem problemas de fala. Isto poderia promover uma melhor comunicação e do poder de indicar claramente os seus gostos e desgostos reais. 
* Dê a sua abundância jovem de oportunidades para rir e se sentir bem consigo mesma

"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos



Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz."

"Os homens temem a morte, como as crianças temem a escuridão."


"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança."


"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver."


"Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la."


"Nada assombra quando tudo assombra: é a idade das crianças."

SER ESPECIAL E MUITO ESPECIAL E DE DEUS DEVEMOS AMAR AMAR E APRENDER COM ELAS PORQUE
PORQUE ELAS TEM MUITO MAIS QUE ENSINAR DO QUE A APRENDER
BEIJOS E ATE A PROXIMA.......